v. 1, n. 02 (2016)

Encontros Universitários UFC 2016
Dezembro/2016

O foco desta edição será nos Encontros Universitários 2016 da UFC.
Seu objetivo é possibilitar que os bolsistas dos mais variados tipos de programas da UFC, cujos trabalhos geralmente são apresentados como poster, tenham a oportunidade de escrever um pouco mais sobre suas atividades e pesquisas. Para isso, esta edição conterá resumos expandidos, que deverão ter uma evolução ou descrição mais detalhada dos trabalhos dos bolsistas apresentados durante os Encontros Universitários 2016 da UFC.
Outra motivação desta edição é a participação e divulgação de todas as áreas relacionadas ao curso de graduação Sistemas e Mídias Digitais (SMD): Animação, Audiovisual, Desenvolvimento de Jogos, Desenvolvimento de Sistemas, Design Digital, Educação e Tecnologia, Ilustração e Modelagem 3D.
Geralmente no final do ano, as bolsas se encerram, pois a maioria dos programas finalizam neste período. Assim, o aluno terá a oportunidade de praticar mais a escrita científica, divulgar seu trabalho e documentar sua pesquisa, que a princípio estaria no final da vigência do projeto associado.


À tela infinita… e além: um estudo sobre o uso de recursos da Hipermídia na criação de Histórias em Quadrinhos digitais
Liandro Roger Memória Machado – Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará (UFC)
Uma Investigação Sobre o Formato Ideal de Aula Para o Curso de Graduação Sistemas e Mídias Digitais
Paulo Rogério Matheus Bonfim Leitão (UFC-Virtual/UFC), Emanuel Ferreira Coutinho (UFC-Virtual/UFC)
Análise de Problemas Relacionados a Programação no Curso de Graduação Sistemas e Mídias Digitais e Possíveis Soluções
Gabriel Ribeiro Balan (UFC-Virtual/UFC), Emanuel Ferreira Coutinho (UFC-Virtual/UFC)
Relato da Monitoria da Disciplina de Redes de Computadores no Curso de Sistemas e Mídias Digitais
Vitor Rodrigues Costa (UFC-Virtual/UFC), Windson Viana de Carvalho (UFC-Virtual/UFC), Emanuel Ferreira Coutinho (UFC-Virtual/UFC)
Consequência da Alocação de Professores e suas Causas na Evasão
Carlos A. A. Gadelha (UFC-Virtual/UFC), Emanuel Ferreira Coutinho (UFC-Virtual/UFC)
Pesquisa sobre a Interação de Alunos em Fóruns Virtuais Utilizando-se a Técnica do Rastreamento Ocular
Eduardo S. Junqueira (Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará), Ítalo de Oliveira (Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará), Elisângela Teixeira (Departamento de Letras Vernáculas – Universidade Federal do Ceará), Cátia Silva (Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará), Andrei Bosco (Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará), Matheus Campelo (Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará)
Proposta de Coding Dojo para o Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará
Joao Pedro O. V. Eduardo (UFC VIRTUAL/UFC), Carlos Sergio S. Marinho (UFC VIRTUAL/UFC), Leonardo O. Moreira (UFC VIRTUAL/UFC)
Uso de funções matemáticas para implementação de ferramentas gráficas em aplicações médicas móveis
Jonathan Alves (UFC Virtual/UFC), Edgar Marçal (UFC Virtual/UFC)
Uma Análise sobre o Uso das Tecnologias Móveis para a Educação Médica
Everardo Lima de Castro (UFC Virtual/UFC), Edgar Marçal (UFC Virtual/UFC)
Construção de Console para Exposição de Trabalhos de Alunos do Curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais
Antonio Nathan Souza (UFC VIRTUAL/UFC), Antônio José Melo Leite Jr (UFC VIRTUAL/UFC), Clemilson Costa dos Santos (UFC VIRTUAL/UFC), Luiz Carlos Murakami (Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade/UFC), Ernesto Trajano de Lima (UFC VIRTUAL/UFC)


À tela infinita… e além: um estudo sobre o uso de recursos da Hipermídia na criação de Histórias em Quadrinhos digitais
Liandro Roger Memória Machado – Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará (UFC)
Resumo: Os Quadrinhos se consolidaram na cultura moderna de modo fortemente relacionado à mídia impressa, mas a revolução digital tornou possível sua reinvenção, uma vez que recursos da Hipermídia como interatividade, animação, som, narrativa multilinear, diagramação dinâmica e tela infinita tornaram-se novos elementos de seu repertório. Esta pesquisa, desenvolvida no Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, buscou investigar como pode o autor pensar o uso desses recursos na criação de quadrinhos digitais. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica, um levantamento de campo e entrevistas com artistas, culminando em um experimento de concepção e produção de “Atravessando a Rua” (www.atravessandoarua.com), uma história em quadrinhos digital original.
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Uma Investigação Sobre o Formato Ideal de Aula Para o Curso de Graduação Sistemas e Mídias Digitais
Paulo Rogério Matheus Bonfim Leitão (UFC-Virtual/UFC), Emanuel Ferreira Coutinho (UFC-Virtual/UFC)
Resumo: O grupo de Visualização de Dados do curso de graduação Sistemas e Mídias Digitais realiza pesquisas semestralmente para tentar identificar possíveis motivos que levariam o aluno a se evadir do curso. Este artigo focou um aspecto apontado em todas as pesquisas realizadas: a qualidade das aulas. Assim, o objetivo do trabalho é identificar um formato de aula mais adequado ao curso. Como objetivos secundários pretende-se identificar razões pelas quais os alunos estão desmotivados e quais áreas do curso estão sendo prejudicadas pela má qualidade das aulas.
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Análise de Problemas Relacionados a Programação no Curso de Graduação Sistemas e Mídias Digitais e Possíveis Soluções
Gabriel Ribeiro Balan (UFC-Virtual/UFC), Emanuel Ferreira Coutinho (UFC-Virtual/UFC)
Resumo: Este resumo expandido tem por objetivo mostrar a docentes e discentes do curso de Sistemas de Mídias Digitais (SMD) da Universidade Federal do Ceará (UFC), os resultados de uma pesquisa realizada sobre os potenciais problemas do curso nos primeiros semestres e alternativas possíveis que possam vir a resolver os mesmos. Especificamente neste trabalho, os resultados analisaram as disciplinas obrigatórias de programação, nos primeiros semestres.
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Relato da Monitoria da Disciplina de Redes de Computadores no Curso de Sistemas e Mídias Digitais
Vitor Rodrigues Costa (UFC-Virtual/UFC), Windson Viana de Carvalho (UFC-Virtual/UFC), Emanuel Ferreira Coutinho (UFC-Virtual/UFC)
Resumo: A disciplina de Redes de Computadores é uma disciplina eletiva ofertada no curso Sistemas e Mídias Digitais, sendo de natureza teórica e prática. Ao longo da disciplina, os alunos aplicam o conteúdo visto em aulas teóricas em atividades práticas em laboratórios, e realização de diversos trabalhos práticos. Após análises realizadas no ano de 2015, com ferramentas voltadas ao estudo de redes e protocolos, um aperfeiçoamento das atividades práticas foi implantado no semestre 2016.1. Algumas ferramentas foram utilizadas: OpenSSL, Putty, Telnet, SSH, Wireshark e Cisco Packet Tracer. As modificações das atividades em geral foram bem aceitas pelos alunos, grande participação e altas notas nas atividades.
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Consequência da Alocação de Professores e suas Causas na Evasão
Carlos A. A. Gadelha (UFC-Virtual/UFC), Emanuel Ferreira Coutinho (UFC-Virtual/UFC)
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar a alocação dos professores de maneira gráfica e descobrir as possíveis consequências que a mesma causa na taxa de evasão do curso Sistemas e Mídias Digitais (SMD) na Universidade Federal do Ceará (UFC). Desse modo, a intenção também é desenvolver projetos visando a diminuição da evasão no curso.
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Pesquisa sobre a Interação de Alunos em Fóruns Virtuais Utilizando-se a Técnica do Rastreamento Ocular
Eduardo S. Junqueira (Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará), Ítalo de Oliveira (Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará), Elisângela Teixeira (Departamento de Letras Vernáculas – Universidade Federal do Ceará), Cátia Silva (Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará), Andrei Bosco (Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará), Matheus Campelo (Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará)
Resumo: Este projeto de pesquisa visa documentar a navegação e leitura de alunos de cursos de graduação em ambientes virtuais de aprendizagem durante processos de aprendizagem, utilizando a técnica do rastreamento ocular (eye tracking). O objetivo é identificar elementos da navegação e do comportamento leitor do aluno, tanto da leitura de textos quanto do uso de interfaces experimentais, disponibilizadas em desktop, que favoreçam a
interação dos alunos no contexto dos fóruns virtuais, gerando benefícios para a aprendizagem. Os resultados do estudo poderão orientar o desenvolvimento de parâmetros, validados cientificamente, para balizar o desenvolvimento de interfaces e ferramentas digitais para a Educação a Distância.
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Proposta de Coding Dojo para o Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará
Joao Pedro O. V. Eduardo (UFC VIRTUAL/UFC), Carlos Sergio S. Marinho (UFC VIRTUAL/UFC), Leonardo O. Moreira (UFC VIRTUAL/UFC)
Resumo: A metodologia Coding Dojo tem sido aplicada como instrumento de ensino/aprendizagem nos conceitos de algoritmos e programação de computadores. Essa metodologia emprega conceitos de aprendizagem colaborativa, interação e aspectos de desafios. Existem algumas formas da metodologia Coding Dojo, onde as mais conhecidas são: o Randori, Kata e Kake. Essas formas são necessárias para adequar a metodologia Coding Dojo ao contexto onde
será aplicada, levando em consideração a forma de interação, número de participantes, espaço físico e equipamentos. No entanto, a metodologia Coding Dojo tem sido comumente aplicada em cenários onde os participantes ou públicoalvo são das áreas de ciências, computação e engenharias. Esse estudo tem como objetivo principal mostrar uma proposta de aplicação da metodologia Coding Dojo para um curso de graduação onde os alunos possuem perfis com formação que não são totalmente das ciências exatas e tecnológicas.
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Uso de funções matemáticas para implementação de ferramentas gráficas em aplicações médicas móveis
Jonathan Alves (UFC Virtual/UFC), Edgar Marçal (UFC Virtual/UFC)
Resumo: Este estudo descreve a utilização de funções matemáticas básicas em conjunto com a API do Android de desenhos 2D, que permite a geração de formas geométricas primitivas. O contexto do estudo desses recursos é voltado para a área da saúde, na criação de aplicativos mobile que agilizem os processos dos médicos no que se refere aos cálculos e planejamentos das suas ações minimamente invasivas. Utilizou-se nesse estudo a classe Canvas, responsável pelas chamadas dos métodos de desenhos em Views do Android.
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Uma Análise sobre o Uso das Tecnologias Móveis para a Educação Médica
Everardo Lima de Castro (UFC Virtual/UFC), Edgar Marçal (UFC Virtual/UFC)
Resumo: Este artigo apresenta diferentes estudos realizados que apresentam experiências diferentes do uso de tecnologias móveis na educação médica. As pesquisas são descritas separadamente, explicando a metodologia utilizada e destacando as vantagens e desvantagens observadas no estudo e, posteriormente, são mostradas suas similaridades.
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Construção de Console para Exposição de Trabalhos de Alunos do Curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais
Antonio Nathan Souza (UFC VIRTUAL/UFC), Antônio José Melo Leite Jr (UFC VIRTUAL/UFC), Clemilson Costa dos Santos (UFC VIRTUAL/UFC), Luiz Carlos Murakami (Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade/UFC), Ernesto Trajano de Lima (UFC VIRTUAL/UFC)
Resumo: O objetivo desse artigo é explicitar os motivos da construção de um console dedicado a executar jogos de vídeo, para exposição dos trabalhos de alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. Espera-se que esta ação motive o desenvolvimento de habilidades de programação de jogos nos respectivos alunos. Acredita-se, também, que o produto resultante do projeto promova a sociabilização dos alunos do curso em torno de temáticas que serão futuramente desenvolvidas e estudadas no decorrer da graduação.
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