Programação do WCSMD2018

II Workshop Científico de Sistemas e Mídias Digitais (WCSMD2018)

Local: bloco didático do IUVI
Data: 25/04/2018 (quarta-feira)

8:00 – 8:20 – Abertura

Sessão Técnica 1

8:20 – 8:40 – Fight like a girl: O protagonismo feminino nos jogos digitais
Guilherme Pedrosa Carvalho de Araújo (Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC)

8:40 – 9:00 – Arte Digital, uma abordagem no curso de Sistemas e Mídias Digitais
Leonardo Santos Bezerra Lopes (UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC), Antônio José Melo Leite Júnior (UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC), Clemilson Costa Santos (UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC)

9:00 – 9:20 – Descrição e Comparação de Jogos Digitais para Auxiliar no Ensino de Programação
Henrique Artur Cordeiro Gomes (UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC), José Monteiro Melo (UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC), Hyuan Peixoto Farrapo (UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC), Mara Franklin Bonates (UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC), Emanuel Ferreira Coutinho (UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC)

Sessão Pesquisa de Professores do SMD

9:20 – 9:35 – Aplicação de Técnicas de Visualização de Dados para Identificação de Problemas Relacionados a Lógica e Fundamentos de Programação
Emanuel Ferreira Coutinho (UFC VIRTUAL – Universidade Federal do Ceará – UFC)

9:35 – 9:50 – Técnicas para Gestão e Análise de Bancos de Dados em Nuvem
Leonardo O. Moreira (Laboratório de Sistemas e Banco de Dados – LSBD, Universidade Federal do Ceará – UFC), Carlos S. S. Marinho (Laboratório de Sistemas e Banco de Dados – LSBD, Universidade Federal do Ceará – UFC), José S. Costa Filho (Laboratório de Sistemas e Banco de Dados – LSBD, Universidade Federal do Ceará – UFC), Flávio R. C. Sousa (Laboratório de Sistemas e Banco de Dados – LSBD, Universidade Federal do Ceará – UFC), Javam C. Machado (Laboratório de Sistemas e Banco de Dados – LSBD, Universidade Federal do Ceará – UFC)

9:50 – 10:05 – Uma Solução Baseada no Deslocamento de Pontos Médios para Obtenção de Caminhos Quase-Mínimos a Partir de Mapas Poligonais em Ambientes Virtuais
Antonio José Melo Leite Júnior (Curso de Sistemas e Mídias Digitais – SMD, Universidade Federal do Ceará – UFC)

10:05 – 10:20 – Proposta de desenvolvimento de podcast como apoio à aprendizagem de sapateado por invisuais
Paula M. de Carvalho (Instituto UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC), Andrea Pinheiro P. Cavalcante (Instituto UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC), Carlos Eduardo B. Rios (Associação Fernanda Bianchini – AFB, Cia Ballet dos Cegos de São Paulo), Cinthia M. de Carvalho (Prefeitura Municipal de Fortaleza – Posto Anastácio Magalhães)

Sessão Técnica 2

10:20 – 10:40 – Proposição de Técnica de Geração Digital de Kinegrams como Mídia de Comunicação
Átila S. Oliveira (UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC), Antônio J. M. Leite Jr. (UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC)

10:40 – 11:00 – Identidades Visuais Adaptativas: Inovações no processo de criação e suas tecnologia
Luiz Alberto Pessoa Junior (UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC), Maria de Jesus Costa (UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC), Sara Stephane Moreira Torres (UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC)

11:00 – 11:20 – O estudo da interação do aluno em fóruns virtuais e as heurísticas de Nielsen
Espedito Roza (Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC), Eduardo S. Junqueira (Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC), Elisângela Teixeira (Departamento de Letras Vernáculas – Universidade Federal do Ceará – UFC), Cátia Silva (Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC), Andrei Bosco (Instituto Universidade Virtual – Universidade Federal do Ceará – UFC)

11:20 – 12:00 – Encerramento